sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trabalho de português

Possível resposta de Brutus ao pronunciamento de Marco Antônio

Caros cidadãos, permitam-se ouvir o que digo em minha defesa, o que também falo para trazer calma à nossa nação.
Este César Augusto, a quem acompanhei e fui promovido em minha carreira política, foi responsável por ordenar o avanço das tropas que aumentaram o território da nossa República, as quais fiz com que avançassem com sucesso, culminando na conquista da Gália, numa luta que durou 6 anos.
Vocês sabem bem como mostrei competência diante de Júlio César, de quem tive honra de acompanhar os passos. Estava presente no momento em que foi executado o assassinato de nosso líder, ação comandada por Marco Bruto, que antes apoiou o derrotado Pompeu, passando posteriormente para o lado do nosso governante.
Cri, juntamente com o espírito de vários integrantes da sociedade romana, que a execução de César Augusto, evitaria que se levantasse sobre nosso povo uma dinastia monárquica, que embora que por seu caráter desse garantia de que em si não houvesse intenções dessa natureza, julgo que da parte de algum dos vários de seus herdeiros.
Somos um Império, ao mesmo tempo que uma República, espírito que nós prezamos.
Não se utilizaria da imagem de qualquer pessoa para reduzir, por meio de palavras eloquentes, a realidade que tem consequências minhas ações.
Embora, tenha estado no momento da sua execução, não quis substituir seu governo por uma anarquia, ou por um reino em que estivesse entre os líderes absolutos.
Posso, de consciência limpa, afirmar, que não tive a intenção de dar fim à nossa República por meio desse ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário